INFLUÊNCIA DO HIPOCLORITO E HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES NA REMOÇÃO DO HERBICIDA DCMU

  • Danilo Mesquita Caiado Universidade Estadual de Goiás
  • Renato Rosseto Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O cultivo da cana-de-açúcar exige a utilização de herbicidas como DCMU  que, por exibir um alto potencial de lixiviação, oferece risco de contaminação das águas subterrâneas. Associado a isto, o desenvolvimento de estratégias alternativas de remoção destes micropoluentes aquáticos se faz necessária. A técnica de adsorção associado a técnica de oxidação destaca-se como uma metodologia viável para o tratamento de águas contaminadas, e os hidróxidos duplos lamelares (HDL) são adsorventes em potencial para a remoção de agrotóxicos em solução aquosa. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as capacidades de remoção de Diuron na presença de HDL derivado de Mg/Fe (razão 3:1) calcinado na presença e/ou ausência de hipoclorito. Nos sistemas que continham apenas HDL calcinado, observou-se uma remoção inferior a 50% em 24 horas (187,2 mg g-1). A capacidade adsortiva associada ao processo oxidativo com hipoclorito de sódio apresentaram uma eficiente capacidade de remoção do DCMU (347,2 mg g-1), removendo pouco mais de 85% em torno de 24 horas, 1,8 vezes mais comparando ao sistema na presença apenas de HDL no mesmo tempo, 


 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Química (1995) e doutor em Ciências (2002) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutoramento na California State University, Northridge, EUA (2003-2005) e no Centre National de la Recherche Scientifique, Gif-sur-Yvette, França (2007-2009). Desde 2010 é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas. Tem experiência na área de química inorgânica e ambiental no desenvolvimento de materiais lamelares aplicados a remediação ambiental, remoção e degradação de poluentes, e no carreamento de fármacos e agroquímicos.

Publicado
2019-12-04
Como Citar
CAIADO, Danilo Mesquita; ROSSETO, Renato. INFLUÊNCIA DO HIPOCLORITO E HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES NA REMOÇÃO DO HERBICIDA DCMU. IX Simpósio de Química - Submissão de Resumos, [S.l.], dez. 2019. Disponível em: <https://computacaoifg.com.br/gcisub/index.php/visimpquim/article/view/43>. Acesso em: 28 abr. 2024.