AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE TÓXICA DAS FOLHAS DE NONI (MORINDA CITRIFOLIA) EM ARTEMIA SALINA LEACH.

  • Luiz Filipe Oliveira Mansão IFG
  • Gracielle Oliveira Sabbag Cunha

Resumo

O uso de plantas com finalidade medicamentosa está presente desde as civilizações mais antigas. Chamamos de medicamentos fitoterápicos os que são derivados de plantas sem o isolamento de um princípio ativo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) têm incentivado o uso desses medicamentos nos sistemas de saúde pelo mundo.


Morinda citrifolia, é uma espécie vegetal originária do sudoeste asiático, presente no Brasil e popularmente conhecida como noni, seu uso é diverso e todas as partes da planta podem ser utilizados. Existe uma quantidade menor de estudos relacionados a folha e portanto esse trabalho tem como objetivo contribuir com o conhecimento sobre a toxicidade das folhas em Artemia salina. 


Os testes com A. salina são baratos, rápidos, usam poucas variáveis, com alta sensibilidade e são indicados por outros pesquisadores como teste padrão. Esse teste  também tem grande correlação com outros sistemas biológicos.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
OLIVEIRA MANSÃO, Luiz Filipe; OLIVEIRA SABBAG CUNHA, Gracielle. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE TÓXICA DAS FOLHAS DE NONI (MORINDA CITRIFOLIA) EM ARTEMIA SALINA LEACH.. IX Simpósio de Química - Submissão de Resumos, [S.l.], mar. 2018. Disponível em: <https://computacaoifg.com.br/gcisub/index.php/visimpquim/article/view/27>. Acesso em: 25 abr. 2024.