TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: USOS E APROPRIAÇÕES POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

  • karla tatiana sartin instituto de federal de goiás
  • Claudia Helena Araujo Instituto Federal de tecnologia de Anápolis
  • Vanessa Carneiro Leite Instituto Federal de Goiás Campus Anapolis

Resumo

As políticas públicas do governo federal surgem a partir das necessidades sociais com o objetivo de enfatizar a melhoria do ensino. Essa pesquisa apresenta uma análise qualitativa sobre os usos e apropriações das tecnologias por professores do ensino de Química no Ensino Médio. O objetivo principal da pesquisa tem por finalidade identificar e analisar os usos e as apropriações das tecnologias nas práticas pedagógicas. A delimitação do universo de pesquisa são os professores do ensino de Química do Ensino Médio de um Colégio, localizado no Município de Anápolis/Goiás, com o intuito de compreender suas práticas pedagógicas realizadas no ambiente escolar formal de ensino, identificando os atos pedagógicos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – estudo de caso. A metodologia utilizada constituiu-se em observações, anotações e entrevistas semiestruturadas realizadas durante o período de pesquisa. A análise permite afirmar que o uso apropriado das tecnologias como artefatos didáticos por professores de Química possibilita ao processo de ensino e aprendizagem uma aula mais dinâmica, interativa e contextualizada com a realidade dos alunos.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
SARTIN, karla tatiana; ARAUJO, Claudia Helena; LEITE, Vanessa Carneiro. TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: USOS E APROPRIAÇÕES POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. IX Simpósio de Química - Submissão de Resumos, [S.l.], mar. 2018. Disponível em: <https://computacaoifg.com.br/gcisub/index.php/visimpquim/article/view/22>. Acesso em: 25 abr. 2024.