TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: USOS E APROPRIAÇÕES POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
As políticas públicas do governo federal surgem a partir das necessidades sociais com o objetivo de enfatizar a melhoria do ensino. Essa pesquisa apresenta uma análise qualitativa sobre os usos e apropriações das tecnologias por professores do ensino de Química no Ensino Médio. O objetivo principal da pesquisa tem por finalidade identificar e analisar os usos e as apropriações das tecnologias nas práticas pedagógicas. A delimitação do universo de pesquisa são os professores do ensino de Química do Ensino Médio de um Colégio, localizado no Município de Anápolis/Goiás, com o intuito de compreender suas práticas pedagógicas realizadas no ambiente escolar formal de ensino, identificando os atos pedagógicos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – estudo de caso. A metodologia utilizada constituiu-se em observações, anotações e entrevistas semiestruturadas realizadas durante o período de pesquisa. A análise permite afirmar que o uso apropriado das tecnologias como artefatos didáticos por professores de Química possibilita ao processo de ensino e aprendizagem uma aula mais dinâmica, interativa e contextualizada com a realidade dos alunos.