JoomlaLock.com All4Share.net

Após alguns trabalhos bem-sucedidos de criação de softwares em âmbito interno, o curso de Ciência da Computação do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis ampliou recentemente sua atuação para oferecer o fornecimento de programa de computador a empresas de todo o estado de Goiás. A única contrapartida solicitada pelo IFG aos empresários é a contratação de um estagiário do curso, que será supervisionado por professores durante o período exigido para o desenvolvimento do software e pode ser totalmente executado nas dependências do próprio IFG. A parceria é possibilitada por meio da Fábrica de Software Shannon, atividade de extensão do Câmpus que existe desde 2016.

Empresas de qualquer ramo de atuação ou porte podem solicitar o convênio com o Instituto, permitindo a execução de ideias e projetos. O empresário interessado na parceria deve procurar o IFG por meio do telefone (62) 3310-2825 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O vínculo do estagiário é estabelecido diretamente com a empresa, que se tornará o elo entre esta e os professores do IFG. Inicialmente o estudante passará um período dentro da empresa para compreender qual a sua demanda tecnológica e saber o que precisa ser feito. Após essa fase de contato inicial, o estagiário volta para o ambiente do Câmpus Anápolis para então desenvolver o software solicitado, sob orientação dos professores de Ciência da Computação, evitando assim que a empresa tenha custos com profissionais especializados na área e até infraestrutura de desenvolvimento.

A Fábrica de Software Shannon é coordenada pelos professores Alessandro Rodrigues, Daniel Xavier de Sousa e Hugo Vinícius Leão e Silva e tem sido uma ferramenta relevante de ensino-aprendizagem no cotidiano do curso de Ciência da Computação do IFG. Ela já tem em seus registros o desenvolvimento de diversos softwares para o Câmpus Anápolis, como por exemplo, o GCI, GCI-Sub, e GUIA, que são utilizados para controle de certificados de atividades complementares, revisão de trabalhos acadêmicos, entre outras funcionalidades.

 

PRIMEIRA PARCERIA JÁ SELADA

No mês de abril deste ano, foi firmada a primeira parceria do IFG – Câmpus Anápolis com uma empresa para oferta de software. O empreendimento em questão é a Irrigo, que atua na oferta de sistemas de irrigação. O programa desenvolvido pelo Instituto oferece um ambiente de captura de dados com tecnologia embarcada e uso de sensores meteorológicos, que entre outras coisas, apresenta índices relativos à quantidade de chuva e umidade onde quer que ele esteja instalado e mostra para os gerentes de irrigação, responsáveis pelos plantios, gráficos com volume e duração de chuva, seja em interface mobile ou web. O estagiário contratado pela Irrigo é Gabriel Oliveira Braga. 

O entusiasmo com o produto desenvolvido pelo IFG tem sido significativo. Uma prova disso foi que o proprietário da Irrigo, Frederico Augusto de Oliveira, incluiu a apresentação do novo software (foto ao lado) em sua participação na tradicional feira do ramo de tecnologias para o meio rural Tecnoshow Comigo, em edição realizada entre os dias 9 e 13 de abril em Rio Verde (GO).

Quem também está satisfeito com as novas possibilidades de parceiras entre o IFG e empresas é o professor Daniel Xavier, um dos coordenadores da Fábrica de Software Shannon. Segundo o docente, a iniciativa facilita a oferta do estágio para alunos de Ciência da Computação, fortalece a relação escola-empresa, favorece o fomento de um espaço profícuo para o ensino-aprendizagem e proporciona ao IFG-Câmpus Anápolis a oportunidade de assumir seu papel de origem ao contribuir para a produção desenvolvimento tecnológico da sua região. "Essas são as vantagens iniciais da Fábrica de Software. Para o segundo momento esperamos fazer dela um celeiro de empresa júnior ou incubadora, mostrando para a comunidade externa a qualidade dos nossos alunos", comemora.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Log in