JoomlaLock.com All4Share.net

Artigo de professor do curso de Ciência da Computação do Câmpus Anápolis do IFG foi aprovado para publicação no periódico IEEE Signal Processing Letters, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O artigo aprovado tem por título "Spatial Filtering Based On Differential Spectrum For Improving ML DOA Estimation Performance", escrito pelo professor Hugo Vinícius Leão e Silva.

O IEEE Signal Processing Letters é um periódico com classificação Qualis A1 para Engenharias IV, que inclui Engenharia Elétrica, área do curso de doutorado do professor Hugo, e A2 para Ciência da Computação. O IEEE é uma organização sem fins lucrativos e é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para benefício da humanidade.

O artigo é parte do trabalho de doutorado do professor, em que ele está pesquisando como melhorar a estimação da Direção de Chegada (DOA, na sigla em inglês) de sinais incidentes em um arranjo de sensores. Isso tem diversas aplicações, embora o foco da pesquisa em questão seja as telecomunicações sem fio. A estimação DOA pode ser implementada em roteadores WiFi modernos e é extensivamente utilizada em tecnologias de telefonia celular de quarta (4G) e quinta (5G) gerações.

De acordo com o professor Hugo, "a pesquisa busca melhorar a estimação DOA por meio do uso de filtros espaciais e da Matemática Computacional aplicados à otimização de problemas, com o uso dos métodos de Newton e Quase-Newton".

O artigo já está disponível no endereço eletrônico http://ieeexplore.ieee.org/document/7557050 e posteriormente fará parte da próxima edição impressa do IEEE Signal Processing Letters.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Log in