JoomlaLock.com All4Share.net

Artigo de professor do curso de Ciência da Computação do Câmpus Anápolis do IFG foi aprovado para apresentação na The 25th ACM Internacional Conference on Information and Knowledge Management (CIKM 2016), conferência de nível Qualis A1. A conferência acontece de 24 a 28 de outubro, em Indianapolis (EUA). O artigo, parte da pesquisa de doutorado do professor Daniel Xavier de Sousa, tem por título “Incorporating Risk-Sensitiveness into Feature Selection for Learning toRank”.

O trabalho disserta sobre a seleção das melhores características para a construção de rankings de documentos/sites em mecanismos de busca na internet, como os conhecidos Google e Yahoo!. O trabalho mostra de forma inovadora como fazer a seleção de características para se obterem rankings mais robustos (menos tolerantes a falhas) e de melhor qualidade.

A pesquisa foi desenvolvida conjuntamente com o professor Sérgio Canuto, IFG Campus Águas lindas, e também pelos professores Thierson Couto (UFG), Wellington Santos Martins (UFG) e Marcos André Gonçalves (UFMG), e será apresentada pelo professor Daniel na conferência em outubro.

 

O trabalho

De acordo com o professor Daniel “a função de gerar rankings de qualidade a partir de palavras chaves é um desafio importante na área de Recuperação de Informação, e tem sido explorado por várias máquinas de busca”. Na fase final de geração desses rankings, modelos de aprendizado de máquina são construídos a partir de diversas observações, as quais são usadas para inferir os sites/documentos considerados mais relevantes para os usuários.

A utilização desses modelos é algo frequente quando se faz uma consulta qualquer na internet. O desafio para esses sites de busca é aprimorar modelos que atendam aos critérios de relevância do usuário, casos da Google e Yahoo!. A seleção de características pode contribuir na criação desses modelos, eliminando características que muitas vezes confundem ou comprometem a eficiência do processo. “O que nós fazemos nesse trabalho é aprimorar importantes estratégias de Aprendizado de Máquina para aprender a selecionar as características que realmente contribuem para a construção de modelos robustos e acurados,” ressalta Daniel.

 

A conferência

CIKM é um dos eventos mais importantes na área de Recuperação de Informação, Gerência do Conhecimento e Banco de Dados, com Qualis A1. Desde 1992, a conferência reúne os melhores pesquisadores e desenvolvedores da área, compartilhando pesquisas que têm direcionado o futuro através de publicações de alto nível.

Para saber mais sobre a CIKM 2016, basta acessar o endereço eletrônico: http://cikm2016.cs.iupui.edu/

 

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Tagged under teacher

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Log in